fundo
logo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Business
Logo Marcador
 DIFERENÇAS ENTRE UM BUSINESS PLAN E UM DISCURSO DE MISS...

Não é de hoje que trabalho na elaboração de business plans, e já me deparei com formulações realmente absurdas.

Na semana passada, recebi um esboço de business plan em que o redator definia como missão: "fazer felizes pessoas como você" (assim mesmo). Mas também já ouvi pessoas que queriam eleger como valores de sua organização "a solidariedade e a colaboração entre os povos", ou como visão, "o desenvolvimento da humanidade".

Obviamente, basta um esclarecimento inicial: a missão de um negócio é prover soluções em determinada área, para um determinado tipo de cliente; a visão de longo prazo caracteriza as ambições do negócio e tem impactos diretos na percepção da clientela, enquanto os valores eleitos pela organização podem conquistar – sim ou não – a afinidade dos stakeholders.

Depois, esses mesmos clientes deram risada de sua "santa ingenuidade". Mas por incrível que pareça, o problema é simples: muitos profissionais, apesar de bem intencionados, não sabem mesmo o que é um business plan, e para que serve.

Porém, se as pessoas têm dúvidas sobre os business plans, o que dizer da transdisciplinaridade?

O business plan é um documento, usualmente aceito pelas pessoas que vão interpretar as perspectivas de seu negócio e decidir investir nele ou não - como parceiros, financiadores ou até, clientes importantes.

São exigências comuns as definições de missão, visão, valores da organização, incluindo uma perspectiva da segmentação da clientela objetivada; o cálculo mais preciso possível do fluxo de caixa pelos próximos dois anos, incluindo o break-even; os objetivos, metas e opção de estratégia; um programa de equacionamento das prioridades incluindo definições dos processos, e uma análise SWOT (fortes, fracos, oportunidades e ameaças).

Todos esses itens têm formatação usualmente aceita pelo mercado, e sem isso, dificilmente um analista levará uma proposta de negócio a sério.

Fonte: LinkedIn

 

Luiz OliveiraAutor:

Luiz Oliveira
Igarapedia Treinamentos Corporativos

 

Você Gostou deste Post?


separador

Veja também:

Logo Marcador